25 maio 2015

Tudo sobre umectação capilar







O que é?
Umectar é o mesmo que umedecer, e no caso da umectação capilar, umedecer com óleos.
Essa técnica é usada por anos pelas indianas, e dizem que esse é o grande segredo dos fios longos.

Beneficios?
A umectação com óleos, serve para nutriz os fios. Um cabelo nutrido tem brilho, resistência, menos friz, é mais macio e definido.

Quem pode fazer?
Todo cabelo precisa de óleo, seja os mais secos, até os oleosos. O que vai mudar é a frequência com que será feita essa umectação. Em cabelos crespos a umectação pode ser feita a cada lavagem, já em cabelos mais lisos, o recomendado é a cada 15 dias. Quem tem cabelo oleoso pode achar meio estranho passar óleo em um cabelo que já gera óleo naturalmente, mas nem sempre o óleo gerado pela raiz, consegue chegar até as pontas. E outro fator é que quando você passa óleo na raiz oleosa, faz com que o couro cabeludo gere menos óleo. (Parece mentira, mas eu testei, funcionada de verdade).

Como fazer?
O processo é bem simples, espalhar o óleo da raiz as pontas massageando como em uma hidratação normal. E deixar o óleo agir nos fios o máximo de tempo possível. (Se quiser dormir com o óleo no cabelo e retirar só no outro dia, o efeito é melhor ainda. Quanto mais tempo melhor)

Umectar com o cabelo sujo ou limpo?
Os óleos não penetram nos fios, então a cutícula não precisa esta aberta como no caso da hidratação.
O óleo sela os fios. Então o cabelo pode estar sujo quando for fazer a umectação.

Quais óleos usar?
O ideal é usar óleos vegetais, porque são puros, é o óleo que é extraído das plantas, geralmente das sementes, e é rico em triglicerídios (a gordura extraída da planta) .
Alguns que podem ser usados: óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, amêndoas doce, abacate, semente de uva e outros...

Minha experiência, o que eu achei!
Eu fiz a umectação com óleo de coco. Apliquei nos fios e deixei por volta de 1h.
Depois lavei com shampoo transparente, apliquei condicionador e pronto.
Confesso que não levava muita fé nesse papo de umectação, mas me surpreendi demais com o resultado. Meu cabelo está (hoje tem 6 dias que fiz a umectação) muito macio, cheio de brilho. Outra coisa que notei muita diferença e nos friz que diminuíram bastante. Tenho sentido meu cabelo realmente tratado.

Como estou fazendo a manutenção.
Normalmente, lavo com shampoo transparente e reveso entre mascara de tratamento e condicionador.

#dica: Se o óleo de coco estiver firme, retire a quantidade que você vai precisar e dissolva em banho Maria ou no microondas, mas cuidado pra não queimar o óleo e perder todas as propriedades.

Beneficios do óleo de coco para o cabelo
O óleo de coco é rico em vitamina E e ácidos graxos, tendo como uma de suas vantagens a absorção imediata pelos fios. Por ser composto por 92% de gordura saturada, este produto é altamente recomendado para cabelos secos, possuindo alto teor hidratante.
O seu uso contínuo evita o aspecto espigado, seco e pontas duplas, o que dá ao cabelo uma aparência de estragado. Em seu lugar, pode-se observar um cabelo macio e sedoso.
A partir dos ácidos graxos presentes no coco, o óleo também é bastante recomendado para cabelos com tintura ou alisantes e química em geral.
(Fonte: http://beneficiosnaturais.com.br/)

Pelo que pesquisei e testei, a umectação só trás beneficios para o cabelo, seja ele, oleoso, seco, liso, crespo. Adorei o resultado no meu cabelo e com certeza farei mais vezes.


0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT(c) | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
LAYOUT E PROGRAMAÇÃO DESIGNINGDREAMS | LOJA DE TEMPLATES DESIGNINGDREAMS.